quarta-feira, março 16, 2011

No fio das parcerias

Depois de realizarmos, em novembro de 2010, a apresentação do espetáculo Acordo Íntimo, juntamente aos amigos do Teatro Camaleão, agora estamos em uma nova parceira com a Cia Retalhos de Teatro, companhia que atua há mais de 15 anos em Santa Maria. Desta vez, o resultado trata-se do espetáculo No Fio da Navalha, que estréia nesse final de semana, e tem sua equipe de trabalho formada por integrantes dos dois grupos. A peça acontecerá na Casa de Cultura de Santa Maria, localizada na praça Saldanha Marinho, nos dias 18, 19 e 20 (sexta, sábado e domingo). Serão duas sessões por dia: uma ás 19h30min e outra às 21h, e a entrada é franca. Cada sessão do espetáculo comporta 15 espectadores e, por isso, haverá distribuição de senhas no dia 17 (quinta-feira), das 10h às 12h e da 14h às 18h, também na Casa de Cultura.


Com direção de Felipe Martinez, e tendo elenco formado por Cauã Kubaski, Helquer Paez e Cândice Lorenzoni, o espetáculo No Fio da Navalha, texto adaptado da obra Navalha na Carne do autor Plínio Marcos, convida o público a entrar num sórdido quarto de pensão, da prostituta Neusa Sueli e seu amante e cafetão, Vado, e presenciar o embate entre o casal que se desenrola ao longo da noite, representando não só a fúria e a degradação das personagens como também a desumanização vivida pelo ‘submundo’.

A discussão que se inicia por um dinheiro desaparecido é aquecida pela entrada de uma terceira personagem, Veludo, o faxineiro da pensão. A violência física acentua-se até o momento em que é revelado o furto do dinheiro por Veludo, fazendo com que a partir de então a violência moral tome proporções absurdas. 


A desvalorização do ser humano e principalmente da mulher é escancarada em meio ao público até o momento de um desfecho irônico e cruel. A peça compartilha com a platéia apenas os acontecimentos de uma noite, mas revela ao espectador as figuras daqueles que vivem sempre no fio da navalha.

Mais um trabalho que se inicia, e como sempre, contamos, contagiamos, e vibramos com a presença de todos! Saudações teatrais e até o final de semana!


___________

Texto: Felipe Martinez e Juliet Castaldello
Fotos: Juliet Castaldello
Programação visual: Gerardo Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário