Teatro Por Que Não?: TELA PRETA CAFÉ

terça-feira, setembro 20, 2011

TELA PRETA CAFÉ

Boa tarde de feriado gaúcho à todos!

Nessa semana, o Teatro Caixa Preta - Espaço Rozane Cardoso (Anexo do prédio 40 - UFSM) lança uma programação para o final de setembro e início de outubro. É a série "+" do TELA PRETA CAFÉ - Cinema e Debate, que conta com três diferentes documentários, seguidos de debate e café a vontade, referentes a temática POLÍTICA
No dia 22 de setembro, às 19h, a série "+" falará sobre  POLÍTICA + ARTE, apresentando o documentário A Música é a Arma, produzido e dirigido na França em 1982, por Stéphane Tchal-Gadgieff e Jean Jacques Flori


O documentário fala sobre a vida, as declarações e a ideología de Fela Anikulapo Kuti, músico multistrumentista, cantor, compositor, político e ativísta nigeriano criador do estilo musical afrobeat, que estabeleceu a relação explosiva entre a música tradicional africana, as novidades do higlife de Gana, os ritmos afro-cubanos e, destacadamente, a influência norte-americana do Jazz e da Black Music. A soma deste lastro musical juntamente com a vivência de Fela Kuti com o Movimento Black Power e com o Panafricanismo estabelece a fusão primordial da experiência afrobeat: arte e ativismo revolucionários bem captados neste registro histórico incomparável. Além da localização da genialidade de Fela Kuti, o documento apresenta imagens do cotidiano do artista, como sua propriedade, a República Kalakuta, e sua casa noturna, África Shrine - ambas declaradas territórios independentes dentro do país. 

Confira um trecho do documentário!

O filme é uma mostra concreta do enfrentamento que traz o “Presidente Negro” ao seu conflitante e violento cotidiano da Nigéria nas décadas de sessenta e setenta. "A Música é a Arma" é essencial para todos saberem mais sobre o artista e sobre a história da música africana.

Não deixem de comparecer ao Teatro Caixa Preta e prestigiar a série "+", que conta também com um caloroso debate e um ótimo café! Nas próximas semanas, serão apresentados documentários sobre POLÍTICA + COTIDIANO e POLÍTICA + ECOLOGIA.

Um super abraço a todos! E um ótimo feriado aos gaúchos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário