Teatro Por Que Não?: (pausa dramática) - em resumo

segunda-feira, outubro 31, 2011

(pausa dramática) - em resumo

Em junho de 2011, iniciava-se mais um movimento de agitação cultural em Santa Maria, realizado pelo Teatro Por Que Não? em parceria com o bar Boteco do Rosário. Tal evento tinha como objetivo promover um espaço  para realização de leituras dramáticas, onde diversos grupos da cidade pudessem participar, e onde também se estabelecesse a continuidade de um evento com essa atividade.

Alessandra Dörr na leitura de Como se livrar da Coisa, do autor Eugène Inoesco.
Agora, já praticamente em novembro, encerrou-se a 1ª temporada de tal evento, nomeado (pausa dramática). Foram 9 edições onde grupos e artistas independentes permearam a dramaturgia universal e brasileira, trazendo diferentes períodos e autores. B. Brecht marcou o lançamento do evento, que depois foi visitado por Tchekhov, Karl Valentin, Marcos Barbosa, Qorpo Santo, Joaquim Alves Torres, Arrabal, Ionesco e Renato Campão. 

Leonardo Bergonci lendo Viagem ao centro da Terra, de Renato Campão.
Para os dois últimos autores, cujos textos Como se livrar da Coisa (Eugène Ionesco) e Viagem ao centro da Terra (Renato Campão) estiveram presentes, uma atenção especial:

Os cogumelos e a coisa

Na 8ª edição do (pausa dramática), os atores Alessandra Dörr e Márcio Carvalho realizaram a leitura de Como se livrar da Coisa, do autor Eugène Ionesco. Dispostos no palco do Boteco do Rosário, os dois artistas vestiram-se com roupas "de usar em casa", se assim podemos dizer, ambientando seus espaços trancafiados e transmitindo-nos sua sensação de estarem dentro de um apartamento, sufocados pela "coisa". 


A reclamarem da coisa, também traduzida em cogumelos que não paravam de crescer - que nessa ocasião eram balões brancos que surgiam de uma sacola - o casal vai rememorando o fato curioso que fez com que os cogumelos aparecessem, deixando o público em clima de suspense à medida em que o volume da voz e a velocidade dos diálogos ia aumentando.


A relação do casal era discutida em meio às tentativas de livrarem-se dos cogumelos e da coisa, também traduzidos por um cadáver morto há 15 anos, atirado em um cômodo da casa e já tomando conta dos outros. A partir da leitura, percebemos o autor a nos revelar, através da leitura de Alessandra e Márcio, personificados em Madalena e Amadeo, o universo absurdo das relações humanas, frisadas pela incomunicabilidade do ser.


Um pouco de libertinagem

Já no dia 10 de outubro, ao "pausarmos" pela última vez dentro da programação da 1ª temporada, o texto Viagem ao centro da Terra, de Renato Campão, trouxe-nos um universo libidinoso e sem censuras, marcado pelas personagens desbocadas. Essas eram lidas, e também interpretadas, por Aline Ribeiro, Felipe Martinez, Leonardo Bergonci, Márcio Carvalho e Rafaela Costa.


Na leitura, vimos a criatividade dos artistas envolvidos ao proporem soluções e objetos cênicos para a leitura, que ora concretizavam passagens do texto, e ora davam uma boa apimentada no clima, que já estava repleto de jogos de sedução, desejos e luxúria.


O resultado foi um público envolvido na leitura, que deixou-se levar pelos pelo texto e pelas suas personagens que totalmente despudoradas, usavam e abusavam umas das outras. Entre soprões de farinha, vimos as personagens revelaram-se aos presentes que, certamente ou por um acaso, se identificavam com aquelas situações...


Uma pausa para o pausa

Agora, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, daremos uma pausa no pausa dramática, em função da estreia de seis novos espetáculos envolvendo os oito integrantes do Teatro Por Que Não?, que desenvolvem suas pesquisas junto ao curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSM. Mas, como prometido, o (pausa dramática) é um evento que teve data apenas para começar. Portanto, saibam que a pausa é apenas uma pausa e que, já podemos convidá-los a acompanharem a 2ª temporada do evento, que acontecerá a partir do mês de dezembro no Boteco do Rosário, como sempre nas segundas-feiras, e com entrada franca. Aguardem!

No mais, abraços à todos e uma boa semana!
Continuem acompanhando!

Fotos: Divulgação Teatro Por Que Não?

3 comentários:

  1. Parabens pelo projeto, fico feliz de ter prestigiado quase 100% das peças apresentadas! Nos vemos pelo Caixa Preta nesta pausa do pausa, aguardando o retorno em dezembro!

    ResponderExcluir
  2. Delícia ter podido participar e prestigiar o (Pausa Dramática) ao longo desse ano. Esperamos todos ansiosamente pela segunda temporada!

    Parabéns ao Teatro Por Que Não? pela linda iniciativa e ao Boteco do Rosário por apoiar essa ideia!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz pela iniciativa e mais feliz ainda pela concretização do projeto. Parabéns a todos envolvidos.

    ResponderExcluir