quinta-feira, abril 26, 2012

(pausa dramática)


O (pausa dramática) surgiu da necessidade constatada, por artistas locais, em criar na cidade de Santa Maria um evento teatral que se desenvolvesse de forma contínua, possibilitando um espaço para a livre leitura de textos teatrais. Desta forma, foi estabelecida uma parceria entre o Teatro Por Que Não? e o bar Boteco do Rosário, através da qual foi criada este evento. O (pausa dramática) é realizado quinzenalmente, obtendo em sua primeira temporada um grande alcance de público, bem como uma excelente aceitação da classe artística e comunidade em geral, o que lhe garantiu a confirmação de uma segunda temporada, com datas e artistas previamente estabelecidos em um cronograma de quatro meses e meio. Em seus diferenciais encontra-se a utilização de um espaço alternativo para a representação artística, a possibilidade de apresentação por quaisquer interessados na comunidade (profissionais ou não), e principalmente o fato de ser gratuito ao público. 

A realização de leituras dramáticas é de grande importância na história do teatro brasileiro. No período da ditadura militar, no qual diversas obras foram censuradas, esta prática estabeleceu-se como a principal forma de disseminação da criação teatral no país. Apartamentos, bares e diferentes lugares alternativos foram utilizados como palcos de leituras das obras de alguns dos que são hoje os maiores nomes da dramaturgia nacional, como Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri, Sergio de Carvalho, entre outros. Esta prática sobreviveu ao tempo e suas modificações, sendo amplamente realizada hoje no Brasil como uma alternativa simples, econômica e acessível de apresentação teatral. Em grandes redutos culturais no Brasil atualmente, como as cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, entre diversas outras, a leitura dramática é popular e difundida entre os mais diferentes espaços e classes econômicas. 

É com este panorama que o (pausa dramática) pretende tornar-se um evento contínuo de longa duração, buscando abranger a comunidade local em geral. Santa Maria carece de eventos teatrais que possibilitem o acesso do público de forma continuada e gratuita. Desta forma estabelece-se a formação cultural do município, com ações que se identifiquem com as necessidades artísticas da cidade.

Agora, o Teatro Por Que Não? acaba de concluir a segunda temporada do (pausa dramática), que aconteceu de fevereiro a abril de 2012, com o número tradicional de 9 edições, feitas por diversos grupos de pessoas, sendo esses artistas ou não. O público torna-se cada vez mais assíduo e o evento, aos poucos, solidifica-se. 

Você que está interessado em participar do (pausa dramática), sinta-se convidado!

O texto a ser lido é de livre escolha do participante, bem como a temática, a duração e a dinâmica da leitura. Para participar, envie sua proposta para teatroporquenao@gmail.com, e sua preferência por datas, a partir do mês de junho de 2012, onde começaremos a terceira temporada do evento! Estamos esperando!

Conheça agora a galeria do (pausa dramática)! Clicando nos links, você tem acesso a pequenos textos, registrando as participações dos grupos no evento. Fique a vontade e navegue o quanto quiser!

Terceira Temporada
Em retrospectiva: junho a outubro de 2012



 
Segunda Temporada 
Em retrospectiva: dezembro de 2011 a abril de 2012







Nenhum comentário:

Postar um comentário