quinta-feira, maio 10, 2012

2º MOSAICO: Um pouco sobre as terras além mar

Relatar e trocar experiências... Atividades necessárias que configuram-se como básicas em nossa profissão. Seja com amigos, colegas de trabalho e de profissão, ou com o próprio público que nos acompanha. Acredito que a nossa viagem a Portugal tenha sido uma das experiências mais diferentes e algo que exigiu de nós muito empenho e dedicação. Com certeza, um esforço grande. Mas que valeu a pena, e muito. E o arrependimento? Zero.

Foto: Eduardo Ramos

Tendo sido essa viagem a Portugal um projeto grande e que envolve várias ações, decidimos realizar um seminário que contasse aos presentes um pouco de nossa trajetória até a viagem, quais foram as medidas necessárias e, principalmente, para relatar, mostrar e trocar com todos, o que vivenciamos lá. Esse seminário aconteceu na última sexta-feira, de maneira bastante informal, integrado à programação do 2º MOSAICO, e também inserido ao evento Preta Café, do Teatro Caixa Preta, local que recebeu nossa atividade.

Foto: Eduardo Ramos

A "contação" da história toda passou por diversos pontos. Desde o início do projeto, que foi publicamente anunciado em agosto de 2011 - mas que na realidade havia começado em abril -, até os trâmites do retorno, sendo que a viagem em si aconteceu durante março de 2012. Um pouco sobre as diferentes culturas, diferentes realidades, sobre o que mostramos de nossa cidade e de nosso país, um pouco do que eles nos mostraram. Um pouco de tudo. Também foi assunto do seminário o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura Brasileiro, edital que apóia viagens para diversos fins artísticos, no qual fomos aprovados com o projeto Por Que Não? em Portugal. 

Foto: Eduardo Ramos

E assim nos fomos... Falando e respondendo algumas perguntas. Para adicionar e enriquecer, também houve a primeira exibição de um vídeo-registro, com imagens da viagem, das cidades visitadas, das apresentações, do backstage e etcétera e tal. Esse material audiovisual foi produzido e editado pelo nosso vídeo-maker, colaborador e amigo Eduardo Ramos, que nos acompanhou durante diversas atividades no belo país das oliveiras.

Foto: Eduardo Ramos

Contando um causo daqui, outro dali, a atividade configurou-se como uma conversa entre amigos, que teve um saldo muito positivo e um clima bem agradável. O Teatro Por Que Não? agradece aos que se fizeram presentes e compartilharam desse momento conosco.

E esse mosaico ainda tem muitas peças a serem adicionadas. Nesse sábado tem espetáculo, ein! Continuem acompanhando a programação do 2º MOSAICO aqui! Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário