domingo, junho 24, 2012

Pluft tem medo de gente. Eles, não!

A formação de grupos e coletivos artísticos em Santa Maria vem se tornando cada vez mais constante. Os artistas vem se mobilizando de forma independente, agitando a cena cultural e mostrando trabalho, de qualidade! Nesse mês, tivemos mais uma boa surpresa. A novidade é o DACARATAPA, grupo formado por cinco alunos do curso de Licenciatura em Teatro, que uniram suas vontades e quereres para um mesmo fim. Segundo os próprios integrantes, a formação do grupo deve-se ao objetivo compartilhado de ousar e dar vida ao desejo de propagação e popularização do teatro.

Foto: Divulgação TPQÑ?
Foto: Divulgação TPQÑ?

Nós, do Teatro Por Que Não?, tivemos o prazer de receber a estreia do grupo na 19ª edição do (pausa dramática), que aconteceu na última segunda-feira, no Boteco do Rosário. O momento foi, com certeza, memorável. Estreia do grupo, lançamento da terceira temporada e aniversário de um ano do evento. Além disso, o DACARATAPA nos propiciou ao público primeira leitura infantil do (pausa dramática). Pluft, o fantasminha, da autora brasileira Maria Clara Machado, foi o texto da vez, lido e interpretado de uma maneira prazerosa e descontraída. Pluft, que protagonizava a história, tinha medo de gente. Eles, com suas caras preparadas para o primeiro tapa, não!

Foto: Divulgação TPQÑ?
Foto: Divulgação TPQÑ?

Neutralidade nos figurinos, mas a cara a tapa exposta desde a camiseta. Personagens devidamente distribuídos, e entram os três marinheiros, cativos, cantantes, saltitantes e alegres. Acessórios certeiros, indo direto ao ponto, e ao detalhe, contribuíam para o bem andar da leitura. Pluft, de cara pálida, com um tio sonolento e uma mãe hilária. Maribel imbuída de toda a sua própria delicadeza, delineada entre fitas amarelas, bochechas vermelhas e sorrisos genuínos. Personagens que causam encontros inesperados, reações diversas e, por fim, cenas realmente divertidas. Isso que nem entraremos em grandes detalhamentos sobre a personagem da Prima Bolha!

Foto: Divulgação TPQÑ?
Foto: Divulgação TPQÑ?

Nos olhos... Engajamento, vontade, e brilho. Nas ações, a dedicação, a preocupação com o fazer teatral. Surge mais um encontro para gerar produtividade a cidade. E que esse encontro tenha vida, e que a vida seja longa, que as caras estejam aí para receberem muitos tapas, quantos a própria vida - e os encontros - lhes propiciar. De nós para o DACARATAPA, um muito obrigado de coração, pela bonita participação no (pausa dramática). E é claro, um grande MERDA, com letras maíusculas, para fazer jus ao nome que carregam.

Foto: Divulgação TPQÑ?

Pra quem queira conhecer um pouco mais sobre os novos navegantes: www.dacaratapa.com
Pra quem queira saber qual será a leitura da 20ª edição... Continue acompanhando! Em breve divulgaremos... Um pouco de suspense!
E pra quem queira assistir alguns trechinhos da 19ª edição, sinta-se convidado pelo vídeo abaixo!


Abraços de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário