quarta-feira, julho 03, 2013

João Gavião e Maria Gaivota

Teatro Por Que Não? 

apresenta:

João Gavião e Maria Gaivota

Foto:  Joana Camargo Günther

SINOPSE

João Gavião e Maria Gaivota são duas aves muito espertas e animadas, que trarão até vocês as histórias e as músicas da Terra Do Meio, um lugar mágico, que fica entre o Rio Riso e o Mar Feliz. Um espetáculo para toda família, onde a amizade, o respeito e o diálogo são apresentados como os pilares para a construção de um verdadeiro Mundo Encantado em nossas vidas.

Foto: FETISM - Fora do Eixo

SOBRE A MONTAGEM

O espetáculo possui fácil locomoção e alta capacidade de adaptação a diferentes espaços. Dessa forma, o Teatro Por Que Não? busca atuar na formação de público por meio da promoção de experiências teatrais para as crianças, acompanhadas dos pais ou professores. A direção artística do espetáculo¹ visa respeitar e valorizar a inteligência sensível das crianças. Por isso, João Gavião e Maria Gaivota trazem à cena questões como: a amizade e a resolução de intrigas, a forma bela porém vazia de conteúdo, a guerra como consequência da incomunicabilidade. Essas e outras temáticas encontram-se presentes na peça, a fim de proporcionar um contato teatral igualmente prazeroso para as diferentes faixas etárias. É partindo dessa perspectiva e reunindo personagens, cores, canções e muito carinho que, João Gavião e Maria Gaivota apresentam as fantásticas Histórias da Terra do Meio!

¹ O espetáculo inspira-se na indagação: "Por que separar, se podemos unir?", de Acioly*. Ela se refere ao fato de que, sendo a infância uma instituição criada por adultos, o conceito de teatro infantil, algumas vezes, é entendido de forma segregadora, distanciando as visões de mundo da criança e do adulto. Os casos mais críticos ocorrem quando o “mundo” da criança é visto como infantilizado, reduzido ou minimizado, pré-conceituando a sua capacidade de percepção diante das problemáticas existentes nos contextos em que ela se insere. João Gavião e Maria Gaivota investigam possibilidades cênicas capazes de aproximar os "mundos" da criança e do adulto, a fim de produzir um ato teatral agregador. (*Karen Acioly é diretora e autora de espetáculos infanto-juvenis. Premiada na área, fundou e dirigiu o Centro de Referência do Teatro Infantil do Rio de Janeiro. Fonte: SubTexto - Revista de Teatro do Galpão Cine Horto. Ano VIII, Dez/11, Nº 8, Pg. 39.)

Foto: FETISM - Fora do Eixo


FICHA TÉCNICA

Texto: Deivid Machado Gomes, livremente inspirado em "A Guerra das Formigas" de Julian Murguía
Direção, Atuação e Trilha sonora: Deivid Machado Gomes e Luiza De Rossi
Iluminação e Maquiagem: Aline Ribeiro
Cenografia e Figurino: Teatro Por Que Não? 
Duração: 45 min.
Classificação: Infantil.
Realização: Teatro Por Que Não? 

Foto: FETISM - Fora do Eixo


NECESSIDADES TÉCNICAS

Equipe: 3 pessoas (2 atores, 1 técnico)
Local: O espetáculo foi desenvolvido para salas de teatro ou espaços alternativos, como auditórios, salões, palcos de show e similares. Espaço para a preparação dos atores, com banheiro e espelho. 
Iluminação: O plano de luz pode se adequar aos equipamentos do local, como também, pode ser apresentado sem iluminação. 
Sonorização: Uma fonte de alimentação (tomada) para a caixa amplificada do violão.  Em ambientes com uma acústica desfavorável, há a necessidade de 2 microfones auriculares sem fio ligados a um sistema de amplificação sonora com potência adequada ao ambiente.
Tempo aproximado de montagem: de 2 a 4 horas conforme as especifidades técnicas do local.
Tempo aproximado de desmontagem: 1 hora.

Foto: FETISM - Fora do Eixo


CURRÍCULO DO ESPETÁCULO

Apresentações realizadas

2013

9, 10 e 11 de Maio - Apresentações do espetáculo no Palco principal da 40ª Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria - RS. Produção: Chili Produções Culturais.

23 de Maio - Apresentação no "Quebra-Cabeça" Mostra Infantil do MOSAICO 2013, no Espaço Cultural Victorio Faccin, em Santa Maria - RS. Produção: Teatro Por Que Não?


25 de Julho - Apresentação pelo Projeto Treze: O Palco da Cultura, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria - RS.

15 de Agosto - Apresentação na Feira do Livro do Colégio ULBRA São Pedro, em Cachoeira do Sul - RS.

5 de Outubro - Apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Aracy Trindade Caurio, em Santa Maria - RS.

26 de Outubro - Apresentação no Art in Vento, Festival de Teatro em Osório - RS.

Foto: FETISM - Fora do Eixo
PREMIAÇÕES DO ESPETÁCULO

- Melhor Trilha Sonora (Deivid Machado Gomes e Luiza De Rossi)
- Melhor Iluminação (Aline Ribeiro)

Indicações: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Figurino, (Deivid Machado Gomes e Luiza De Rossi), Melhor Atriz Infantil (Luiza De Rossi), Melhor Ator Infantil (Deivid Machado Gomes), Melhor Caracterização (Aline Ribeiro)


CLIPPING

JG & MG no Palco Treze, Diário de Santa Maria - 24/07/2013
Da mágica Terra do Meio para a Feira do Livro, Feira do Livro de Santa Maria - 09/05/13


Gostou?
Clique para solicitar orçamento e agendar apresentações em seu evento, escola, 
festival ou projeto. Ou, clique e conheça mais espetáculos do TPQÑ?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário