sexta-feira, dezembro 20, 2013

O primeiro ano do Curso de Teatro chega ao fim

Após um intenso e bonito segundo semestre, finalizamos o primeiro ano do Curso de Teatro com apresentações felizes e divertidas, fechando um ano inteiro de experiências maravilhosas.

Neste semestre, tivemos quatro turmas com um encontro semanal cada. Os trabalhos foram realizados no Espaço Cultural Victorio Faccin. A cada apresentação sentimos a alegria de ver tantas pessoas se divertindo em brincar, experimentar e descobrir o teatro. 

Aos poucos vamos ampliando para mais e mais gente a pergunta que tanto nos motiva: teatro, por que não?

Iniciação Adultos (segundas-feiras)
Instrutora: Aline Ribeiro

O pessoal das segundas-feiras usou e abusou da "loucura" em uma apresentação muito divertida. Foram dez cenas montadas a partir de improvisações realizadas ao longo do semestre. O resultado foram histórias malucas e engraçadas, desde o ventre materno até as cordas de um violão.

 


De tudo um pouco e de loucos, somos todos!

Cenas feitas a partir de exercícios aplicados durante os 4 meses do Curso de Iniciação Teatral do Teatro Por Que Não?, com pessoas de todas as áreas e todos os gostos, mas com algo em comum: muita imaginação e disposição para montar um exercício final com muita irreverência. 




Iniciação Infantil 
Instrutora: Marcele Nascimento
Colaborador: Cristiano Bittencourt

A criançada deixou a vergonha em casa e fez uma apresentação com uma energia que não acabava nunca. Foi uma explosão de fofura em situações recheadas de alegria, bom humor e muita disposição. O trabalho foi uma livre adaptação do texto A Comunidade do Arco-íris, de Caio Fernando Abreu.



A Comunidade do Arco-íris

A história acontece na Comunidade do Arco-íris, um lugar afastado do Reino dos Homens, um lugar onde todos tem vez e voz, lá mora uma Sereia, uma Bruxa de Pano, um Soldadinho, um Mágico, uma Bailarina e sua Aprendiza de Bailarina e Três Macacos, personagens que não se enquadravam mais no Reino dos Homens.




Iniciação Adultos (terças-feiras)
Instrutor: Deivid Machado Gomes

Com muitos questionamentos e um humor bastante afiado, o pessoal das terças-feiras não economizou na comicidade para brincar e opinar sobre a história da humanidade. Foram cenas muito engraçadas que misturaram história, filosofia, tradicionalismo gaúcho, sertanejo universitário, e muito mais.



A história da História

Este exercício dramático é uma opinião bem humorada sobre a história que a humanidade criou para justificar o mundo e as coisas ao seu redor. 'A história da História' tem trechos baseados no texto "A história é uma istória", de Millôr Fernandes, e nas viagens pessoais e coletivas dos participantes da oficina.




Experimentação Adultos
Instrutor: André Galarça

Em seu segundo semestre com o Teatro Por Que Não?, os alunos desta turma puderam investigar um pouco mais sobre teatro e suas possibilidades. O resultado foi um trabalho bem elaborado, com diversas reviravoltas, em uma apresentação muito divertida. O  texto escolhido foi Elvira do Ypiranga, de Racine Santos.



Elvira do Ypiranga

A peça conta a história da chegada de um interventor, nomeado pela revolução, a uma pequena cidade do interior do Brasil, durante a ditadura militar. Essa situação provoca grande reboliço na localidade, envolvendo toda a comunidade, do Prefeito ao Delegado, do poeta popular a prostituta “aluada” chamada Elvira, que mora no Cabaré Ypiranga.




Muito obrigado a todos os alunos que confiaram em nossa proposta e experimentaram com a gente um pouco do trabalho teatral em seus diferentes desafios e descobertas. Foi um belo ano de conhecimentos compartilhados que ficará para sempre registrado em nossa memória e em nossos corações.

Obrigado também ao público que compareceu nas apresentações e prestigiou o trabalho de cada semestre. Sejam sempre bem vindos a conhecer, participar e se divertir com a gente.

Ano que vem tem mais!


Fotos: Juliet Castaldello e Felipe Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário