Teatro Por Que Não?: Retrospectiva 2013

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Retrospectiva 2013

Eis que 2013 finalmente chega ao fim. 

Um ano que começou totalmente atípico, surpreendendo até mesmo os mais pessimistas, mas um ano que trouxe ao longo de seus doze meses experiências que nos tornaram muito mais fortes.

Para nós do Teatro Por Que Não? este foi um ano diferente, mas um dos mais especiais de nossa curta trajetória até então. Não somos mais os mesmos. Não somos mais oito. E definitivamente não somos mais acadêmicos. Porém, todas as mudanças foram positivas e este 2013 significou uma importante transição profissional para continuar a caminhada em busca de nossos objetivos.

Obrigado você que faz parte disso, que acredita em nosso trabalho, que estimula nossas ações, que critica nossas ideias e, que ao menos uma vez, também dedicou um momento de seu 2013 para se perguntar: teatro, por que não?

Que venham muito anos mais. Feliz 2014!

Confira um pouco dos principais momentos deste ano que foi intenso do início ao fim:
Clique no título e confira mais sobre cada acontecimento.

Janeiro
Mal começou o ano e já estávamos em frente ao público. Foram duas apresentações lotadas do espetáculo infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, no Theatro Treze de Maio, pelo projeto Carrossel Cultural.

Público em uma das apresentações de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em janeiro. 


Fevereiro
O clima em Santa Maria não estava nem um pouco para festa, ainda assim não podíamos deixar de lembrar que este foi o ano de nosso terceiro aniversário.


Março
Março foi o mês de, pela primeira vez, abrir as matrículas para o Curso de Teatro. A procura foi enorme, com pessoas de diversas áreas e com muita vontade de fazer teatro.

Aline Ribeiro divulgando o novíssimo Curso de Teatro.



João Garcia Miguel em Santa Maria.
Abril
Já em clima de MOSAICO 2013, o mês de abril trouxe uma prévia do que seria o evento com as ilustres presenças de João Garcia Miguel e Sara Ribeiro, diretor e atriz portugueses que vieram para compartilhar um pouco de seu trabalho em um belo workshop, aqui em Santa Maria, além de um bate-papo excelente sobre arte, produção e outras coisas afins. Foram dias maravilhosos na companhia de dois artistas que nos ensinaram muito.
                                                                   

Maio
Em maio chegou o tão esperado MOSAICO 2013. Foi a maior edição do evento com mais 60 artistas em 20 atrações ao longo de 5 semanas. Foi intenso demais! Muita gente bacana passou pela programação, o público compareceu em peso e Santa Maria teve um mês inteiro recheado de arte.

Um pouquinho do MOSAICO 2013. Fotos: Eduardo Ramos

Em meio a correria do MOSAICO ainda encontramos tempo para a estreia de mais um espetáculo, o infantil João Gavião e Maria Gaivota foi apresentado pela primeira vez na Praça Saldanha Marinho, integrando a programação da 40ª Feira do Livro de Santa Maria.

Deivid Machado Gomes e Luiza De Rossi na estreia de João Gavião e Maria Gaivota. Foto: Joana Camargo Günther

Teatro Por Que Não? e Chão de Oliva. Foto: Eduardo Ramos
Dentro das muitas coisas boas do MOSAICO 2013, tivemos a presença dos portugueses do Chão de Oliva pela primeira vez em Santa Maria. Eles encerraram o evento com uma linda apresentação do espetáculo E a cabeça tem de ficar? em um Theatro Treze de Maio lotado. Trouxeram também um excelente workshop ministrado pelo diretor João de Mello Alvim. Esta participação foi para retribuir nossa visita a Sintra (Portugal) no ano passado, dentro dos objetivos de um protocolo de intercâmbio entre os grupos. Porém, mais do que isso, a vinda do Chão de Oliva fez a parceria transformar-se definitivamente em uma bela amizade.







Julho
Em julho concluímos os trabalhos com as primeiras turmas do Curso de Teatro. Foram apresentados os exercícios resultantes do semestre em um clima de muita alegria, marcando o sucesso de mais uma atividade do Teatro Por Que Não? e consolidando a continuidade das turmas. Já na sequência, iniciamos as matrículas para mais um semestre de atividades teatrais, novamente com intensa procura e aumentando o número de turmas.

Exercício final de apresentação da turma de segundas e quartas (período tarde). Fotos: Juliet Castaldello

Aproveitando um ritmo de muitas apresentações, o espetáculo João Gavião e Maria Gaivota se apresentou pela primeira vez no Theatro Treze de Maio, pelo projeto Treze: O Palco da Cultura, oferendo diversão para as crianças no período de férias.


Agosto
O espetáculo infantil João Gavião e Maria Gaivota continuou voando em agosto e dessa vez foi parar em Cachoeira do Sul para uma alegre apresentação.

O Teatro Por Que Não? e o TUI uniram as forças em mais um novo evento. O AGRIDOCE misturou chá, quitutes, música, poesia, exposição de cenários e intervenções em um evento diferente. A primeira edição foi uma homenagem a Federico García Lorca.

O mês de agosto trouxe um reconhecimento muito importante em nossa trajetória. Felipe Martinez, recebeu a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso, concedida pela Câmara de Vereadores de Santa Maria a pessoas com destacada atuação pelo teatro no município. Mais que uma homenagem, um estimulo para continuarmos nosso trabalho com mais e mais força e dedicação. Na solenidade de entrega, Felipe fez um discurso chamando atenção para o atual panorama artístico na cidade.



Setembro
Não poderia ter um dia mais certeiro para a estreia do primeiro espetáculo em pareceria entre o TUI e Teatro Por Que Não?. Foi no dia 7 de setembro, com casa lotada, que aconteceu a primeira apresentação de Amanhã Foi Outro Dia. O trabalho fortifica ainda mais o laço entre os grupos administradores do Espaço Cultural Victorio Faccin e significa um importante passo nesta junção.

Cristiano Bittencourt e Marcele Nascimento, integrantes do TUI. Foto: Eduardo Ramos


Outubro
Outubro foi um mês com muita coisa acontecendo! Para começar, já tivemos um final de semana com duas apresentações diferentes, em cidades diferentes.

Como não poderia ser de outro jeito, o Dia da Criança teve um presente especial!

Pela terceira vez, desembarcamos na cidade de São Paulo para mais uma série de apresentações. Este ano, fomos com o espetáculo infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, em uma incrível maratona de nove apresentações para crianças de escolas públicas pelo projeto Convivendo com as diferenças e sustentabilidade com arte. Novamente tivemos experiências inesquecíveis, dessas que nos empolgam ainda mais em continuar fazendo o que tanto amamos fazer.

André Galarça, Luiza De Rossi, Cezar Gomes e Juliet Castaldello em debate pós apresentação em SP. Foto: Aline Ribeiro

Novembro
Novembro já começou com espetáculo. Dia primeiro foi a data escolhida para a segunda apresentação de Amanhã Foi Outro Dia.

Pela primeira vez no palco do Theatro Treze de Maio, o espetáculo Travessias se apresentou completamente reformulado. Após passar por um período de reestudo de cenas, a montagem ganhou também um novo cenário, concebido e executado por Cristiano Bittencourt, integrante do grupo TUI. A apresentação foi pelo projeto Treze: O Palco da Cultura.

Aline Ribeiro em cena do Travessias. Foto: Luiza De Rossi

Com o início do calor, o pátio do Espaço Cultural Victorio Faccin recebeu mais uma linda edição do Domingão Cultural.


Dezembro
E o ano termina da melhor forma possível. Finalizamos o primeiro ano do Curso de Teatro com quatro apresentações de exercícios finais de quatro turmas diferentes. Foram trabalhos lindos de se ver, com um pessoal empolgado e empolgante. Encerramos 2013 com a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando com sinceridade e felicidade, prontos para o que mais vier pela frente.

Público no final da apresentação da turma Iniciação Infantil. Foto: Aline Ribeiro

Ano que vem tem muito mais novidades, atividades, curiosidades, enfim, tem muito mais coisa boa para acontecer. Obrigado por estar com a gente em mais um ano que termina, esperamos que você se contagie com a felicidade que de nós transborda e que tanto nos esforçamos em compartilhar com todos.

Felipe Martinez, Luiza De Rossi, Aline Ribeiro, Deivid Machado Gomes, André Galarça e Juliet Castaldello, atuais integrantes do Teatro Por Que Não?. Foto: Eduardo Ramos

FELIZ 2014!

2 comentários:

  1. FELIZ 2014, MUITA LUZ NO PALCO DA VIDA DO TEATRO POR QUE NÃO?. QUE VENHAM MUITAS AULAS, MUITOS ENSAIOS, MUITAS APRESENTAÇÕES, MUITA ALEGRIA E DIVERSÃO. PARABÉNS PESSOAS QUERIDAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carmen!

      Feliz 2014 para você e toda a sua família!!!

      Um grande abraço!

      Excluir