segunda-feira, agosto 25, 2014

Vamos conversar sobre a cultura?

Como tentativa de reunir pessoas com atividade ou interesse na política cultural de Santa Maria, propomos um espaço de diálogo de forma transparente, sem burocracias exageradas e compromissos com um resultado imediato, um espaço com a possibilidade de encontro e conversa entre todos. O objetivo da reunião é contribuir com as iniciativas culturais na cidade, possibilitando inclusive novos encontros e debates para que os interessados possam sempre se aproximar, trocar ideias, críticas, experiências, etc.


Esta reunião foi proposta à Comissão de Educação, Lazer e Cultura da Câmara Municipal de Vereadores por quatro grupos teatrais de Santa Maria e foi prontamente aceita pelos vereadores. A proposta foi feita no final de julho, já com a ideia de ser um espaço para o livre diálogo sobre a cultura na cidade, porém, logo após a recente e intensa mobilização contra a cobrança de uma taxa para a utilização de espaços públicos, por parte da Prefeitura, percebemos que esta poderia ser uma oportunidade de continuar as ações e ampliar a abarangência de pautas e pessoas. O debate sobre a taxa começou em redes sociais e se estendeu a um a ato de utilização da praça Saldanha Marinho, em que realizamos atividades artísticas (sem pagar nada) e conversamos sobre a cobrança com as pessoas que passavam. Hoje nada mais é do que uma continuidade deste dia. Horizontalizar o debate, na casa do povo, é somente uma das ações que propomos para fazer fluir a evolução de políticas públicas, projetos, diálogos e o que mais acontecer.

É nítida a efervecência cultural na cidade em diversos segmentos, não que isto seja uma novidade, afinal o município sempre foi fértil em movimentações artísticas, mas a velocidade de atualização das informações atualmente, aliada a diversos outros fatores, faz com que os movimentos fiquem em evidência em diferentes esferas, aumentando sua área de abrangência. Por isso, acreditamos que propor encontros presenciais seja uma forma de solidificar ainda mais a comunicação entre todos, humanizando o debate sobre a cultura na cidade e criando mais um espaço de diálogo.

Vamos participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário