Teatro Por Que Não?: Espetáculo internacional em Santa Maria

segunda-feira, julho 13, 2015

Espetáculo internacional em Santa Maria

Julho trouxe consigo novidades. E das boas: a programação cultural de Santa Maria será presentada como uma atração especialíssima!



A Companhia João Garcia Miguel, de Portugal, está em turnê internacional pelo Brasil e uma das paradas é Santa Maria. O espetáculo Yerma, com encenação de João Garcia Miguel, será apresentado no Espaço Cultural Victorio Faccin, nos dias 24, 25 e 26 de julho. E você poderá ver de pertinho o trabalho desse importante grupo europeu.


Sobre o espetáculo
Yerma é um projeto de teatro performativo com direção e encenação de João Garcia Miguel a partir da reescrita do poema dramático homônimo, datado de 1934, de Federico García Lorca, onde o tema específico da esterilidade de um casal é descrito segundo uma perspectiva feminina – expondo um ambiente de mistério e poesia próprio da cultura da Europa do Sul.
Yerma é o nome de uma mulher casada que deseja ter um filho como todas as outras mulheres à sua volta. Descobre que o marido não lhe consegue dar esse filho que deseja; desespera, não se resigna e resiste à ideia de ficar prisioneira de uma esterilidade da qual não se considera culpada e trilha o caminho que a levará à sua tragédia pessoal.
Há algo de demiúrgico na ação de Yerma, que toma nas mãos o futuro e faz-se protagonista do seu destino. À semelhança de Antígona, Yerma é inflexível, e tal como Medeia, ela mata o seu próprio filho. Estas mulheres agem a partir dos sentidos que emanam dos seus universos interiores, que servem de base à construção do mundo pessoal.


O encenador João Garcia Miguel iniciou seu percurso artístico no fim dos anos 80, trabalhando com diferentes linguagens de maneira interdisciplinar, prática que o levou até às artes performativas. Tem sua própria companhia desde 2003, cujo trabalho você poderá conhecer melhor aqui. A Companhia JGM já esteve aqui em Santa Maria em 2013, ministrando o workshop de Teatro e Performance. Relembre aqui.


SERVIÇO
O QUE?: Espetáculo Yerma, da Companhia João Garcia Miguel, de Portugal
QUANDO?: Dias 24 (sexta), 25 (sábado) e 26 (domingo)
ONDE?: Espaço Cultural Victorio Faccin (Rua Duque de Caxias, 380)
QUE HORA?: 20h
QUANTO?: R$16,00 (inteira) R$8,00 (meia - estudantes e idosos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário