Teatro Por Que Não?: Finaleira de Curso - Turma Infantil

terça-feira, julho 04, 2017

Finaleira de Curso - Turma Infantil

Como vocês estão ligados aqui no nosso blog, nós estamos em tempo de finalizar as turmas do Curso de Teatro do primeiro semestre de 2017. Até agora só falamos dos marmanjos, mas não pense que só temos turmas para adultos, também oferecemos para a criançada (dos 8 aos 12 anos). 

Se você mamãe, papai, titixs, vovós, vovôs ainda estão receosos em deixar os seus pimpolhos experimentaram a atividade teatral, para esse final de semestre, conversei com os nossos dois instrutores  Cristiano Bitterncourt (pedagogo e ator do grupo Teatro Universitário Independente) e Anderson Martins (ator do Teatro Por Que Não?) -  das turmas infantis deste semestre e fiz a pergunta crucial:

Qual é a importância das crianças terem contato com o teatro desde cedo?

O que será que eles responderam? Continue postagem para saber e esperamos que as respostas tirem esse receio de vez, viu?!


Turma das quartas à tarde ensaiando os últimos detalhes - Foto: Anderson Martins


"Bom, eu acho importante não só nessa fase, em toda e qualquer fase da vida, mas especialmente nesse final da 3ª infância, início da adolescência, porque é o momento em que as crianças estão realmente trabalhando com operações concretas, em que eles já tem a capacidade de abstrair determinados conceitos e imaginar. Não precisa necessariamente das coisas palpáveis, concretas e reais, logo o teatro se propõe a ser um exercício do imaginário, casa perfeitamente com a fase do desenvolvimento em que eles se encontram. A vantagem disso, penso, é a sensibilidade que as crianças estão tendo enquanto desenvolvimento humano, por trás das aprendizagens do teatro, a questão da linguagem cênica propriamente dita, existe o desenvolvimento humano que é a ênfase que perpassa o trabalho que o Espaço Cultural apresenta para essas crianças." - Cristiano Bittencourt


Turma da manhã no intervalo de ensaio - Foto: Juliet Castaldello


"Olha, eu trabalho com teatro-educação a pouco tempo, então é uma área bastante nova para mim, mas do que eu consegui perceber dessa turma (infantil – manhã) achei que foi muito importante para eles no sentido de coordenação motora, por exemplo, os menores da turma, exercícios de pular corda, exercícios de equilíbrio e de plasticidade ajudam muito no desenvolvimento da coordenação motora das crianças, eles conseguem responder melhor as coisas. Sem falar da questão da desinibição e de criar um novo círculo social, onde eles conseguem relacionar com os outros coleguinhas, com outras crianças, diferentes do círculo que eles já estão inseridos na escola. Então ali também se cria uma cumplicidade daquele grupo em que eles acabam aprendendo um outro nível de interação social. Acho que o teatro ajuda as crianças nesse sentido, de desinibição, de conseguir se relacionar melhor e se integrar a novos grupos com mais facilidade." - Anderson Martins

E aí? O que acharam? Será que conseguimos colocar pelo menos uma possibilidade de que vocês pensarão no assunto? 

Tomara que sim! 

A turma Infantil - manhã apresentou o exercício de finalização para parentes e amigos no último dia 02 e a turma Infantil - tarde apresentará no dia 05 de julho... Boa sorte galera! 

E fiquem ligados, matrículas já estão abertas para as turmas do 2° semestre e esperamos encontrar o seu pimpolho com a gente! 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário